A prasiolite , variedade verde da ametista, é uma forma de quartzo e como tal, um magnífico cristal de cura e amplificador da energia.
O seu nome vem do Grego prason ( alho-francês) e Lhytos ( pedra).
O efeito que tem sobre a maior parte das pessoas é criar uma profunda conexão com o seu Eu interior. Ela é de facto uma pedra única que nos fala diretamente ao coração, limpando qualquer energia desarmonizada e abrindo-nos, de forma inequívoca, ao amor e à compaixão.
Considerada a pedra da transformação e transmutação energética, a prasiolite atua principalmente como uma potencializadora das frequências positivas. É como se ela fizesse a ponte entre os mundos superiores e nosso mundo terreno.
Apesar desta variedade da ametista ser menos conhecida que a violeta, ela tem um nível de energia similar.
A prasiolite pode ser obtida quando a ametista natural é aquecida ou irradiada em fornos mas também se pode formar naturalmente pelo aquecimento dentro da terra possivelmente devido a atividade vulcânica.
É preciso deixar claro que a pedra laboratorial não é falsa só porque foi manipulada. O que acontece é que os cientistas apenas aceleram o seu processo de transformação , lembrando que essa transformação aconteceria de qualquer forma naturalmente.
Esse tipo de procedimento não é prejudicial à pedra, tanto que é impossível identificar através de métodos convencionais, as diferenças entre esses dois tipos de prasiolites.
Utilização da prasiolite:
- Fortalecimento da ligação com o pensamento Divino.
- Traz o foco para uma perspetiva baseada no coração, experienciando as energias amorosas e harmoniosas que irão entrar na nossa vida
- Crescimento das habilidades psíquicas, já que estimula uma conexão profunda com os aspetos mais espirituais da nossa vida. Ativa o chakra frontal.
- Poderosa pedra para meditação diária, liga a energia do coração ao chakra da coroa
- Abre-nos espiritualmente à Natureza e à Terra mãe
- Ajuda a expressar as emoções pessoais. Pessoas que sofrem com problemas emocionais podem encontrar ajuda com a utilização dessa pedra.
- Ativa a vontade pois vibra no plexo solar ou chakra do poder. É possível recuperar a autoestima e a autoconfiança, não se deixando influenciar por outras energias.
- No corpo físico ela atua principalmente no sistema circulatório, reprodutor e nervoso. O sistema imunológico fica mais forte e o surgimento de doenças diminui.
- Recomenda-se o seu uso próximo da área dos chakras onde a sua energia é mais benéfica.
Curiosidade: Povos antigos chamavam-lhe de “Raiz Celestial” pois acreditavam que ela os conectava com os conhecimentos dos seus ancestrais. Esses conhecimentos possibilitavam-lhes um maior crescimento, iluminação e prosperidade.