O quartzo fumado é uma pedra poderosa sendo uma variação do grupo dos quartzos mas com uma distinta diferença. Ele adquire a sua delicada coloração castanha pela exposição a radiação natural do solo vinda de depósitos de granito o que lhe confere também vibrações celestiais.
Ela é uma pedra de enraizamento conhecida pela sua habilidade em ajudar-nos a seguir em frente após experiências difíceis ou penosas. Guia-nos para um mais elevado estado de consciência do Eu, um lugar onde podemos largar o passado para nos tornarmos melhores, menos amargos, caminhando para um futuro mais brilhante e conectando-nos com sentimentos de alegria, positivismo e luz.
Devido à sua coloração mais escura, o quartzo fumado é adequado para remover energia densa ou não desejada. Ele limpa e purifica o nosso campo energético e permite-nos entregar ao cristal as energias que não queremos quer seja stress, ansiedade, medo, tristeza ou outras vibrações negativas.
Quando nos ligamos a demasiada energia, há pouco espaço para novas energias entrarem na nossa vida. É importante deixar para trás o que já não nos serve, pensamentos, crenças, comportamentos, sentimentos, memórias. É nesta altura que o quartzo fumado ajuda a limpar e desintoxicar corpo, mente e espírito.
É ainda um ótimo harmonizador energético pois pela sua conexão ao chakra raiz equilibra esse centro energético, trazendo um sentido de estabilidade e segurança mesmo quando tudo está caótico à nossa volta. Este é o seu poderoso efeito de enraizamento, permitindo-nos ficar calmos em situações difíceis.
Curiosidades: O quartzo fumado é a pedra nacional da Escócia. Nas culturas Celtas ela era sag
rada para os druidas e representava o poder sombrio dos deuses e deusas da Terra. Era também associada à deusa Grega Hécate, deusa da magia.
Voltou a ganhar popularidade na era Vitoriana na Grã-Bretanha, sendo usada em joias usadas em períodos de luto. Foi a própria Rainha Vitória que iniciou esta tendência após a morte do seu marido, o príncipe Alberto.
Pedra rolada com tamanho entre 3 e 4 cm