A sodalite já era conhecida dos Gregos que, devido ao seu conteúdo em sal (sódio) lhe chamavam pedra do sal , derivando então o seu nome de soda ( sal)+ lítio (pedra). Eles honravam-na como a verdadeira forma de proteção e cura e ainda acreditavam que aqueles que a usavam tinham grandes influências e inclinações artísticas.
No ano de 1806 na Groelândia, a sodalite foi redescoberta e chamada de Pedra do Poder.
A sodalite é um silicato de sódio-alumínio com cloro. As suas cores variam desde o azul royal ao azul escuro, com mesclas em tons de cinza, preto e branco e algumas vezes com pirite (raramente).
A sodalite costuma ser bastante confundida com o Lápis-lazúli pela sua coloração. E de facto elas são próximas no aspeto geológico, nas propriedades holísticas e medicinais.
Esta pedra auxilia na meditação pois ajuda a pessoa a ter uma visão mais clara e objetiva da situação em si visualizando melhor as metas melhor as metas.
A nível físico: Harmoniza as glândulas, fortalece o corpo, evita doenças, inflamações e infeções e estimula a disposição; ajuda a diminuir a pressão arterial alta e a minimizar lesões oculares.
Deve ser usado regularmente por todas as pessoas que trabalham essencialmente com a voz.
A nível emocional e mental: Melhora o equilíbrio emocional; acalma a mente; estimula a autoconfiança; promove decisão, certeza e coragem; ativa a capacidade de pensamentos rápidos e lógicos; inspira capacidades artísticas; estimula a criatividade; dissipa temores; anula sensações de culpa; ajuda na busca pelo autoconhecimento; ajuda na luta contra a depressão; abre os olhos para coisas que são essenciais para a vida; traz clareza mental.
Quando colocada sob o travesseiro é capaz de afastar qualquer sentimento de desânimo e depressão. A sodalite predispõe à paz emocional e acalma em momentos de grande stress, ansiedade ou agitação. Funciona muito bem em momentos de choque ou ansiedade. A sua energia transmite tranquilidade, reforça os sentimentos de lealdade e atrai amigos sinceros.
Em termos espirituais, aumenta a nossa sensibilidade ao que nos rodeia e amplia o sexto sentido.
É um cristal de vidência e premonição, apropriado para ser usado por terapeutas energéticos e facilita a ligação com vidas passadas.
Curiosidades: No ano de 1891 foi descoberta em Ontário, no Canadá uma imensa mina do cristal, o que chamou a atenção da Princesa Patrícia de Connaught, da Inglaterra. Encantada com sua beleza, a Princesa decidiu decorar o interior de sua residência, a Marlborough House, toda em sodalite.
Pedras roladas com 1 a 2 cm