Geodo de galena com 27 g e 5 cm de comprimento
Origem: Marrocos
A galena foi famosa até meados do século XX pela sua capacidade de receção de ondas de rádio, o que facilitava a confeção do aparelho conhecido como "rádio de galena". Ela é um semicondutor natural, daí percebendo-se a sua importância como precursora dos díodos e transmissores usados nos equipamentos eletrónicos.
A Galena é o minério primário de chumbo que é utilizado principalmente, na fabricação de baterias de chumbo-ácido. Ela é também muitas vezes minerada pelo seu conteúdo de prata (por exemplo, a Mina de Galena, no norte de Idaho).
Ela é encontrada normalmente incrustada no Quartzo Branco leitoso, mas a sua parte metálica é chumbo nativo (Sulfeto de Chumbo). Assim beneficia da ação destes dois minerais.
O seu primeiro propósito é o da paz, da harmonia, trazida através de uma energia de elevação espiritual, capaz de nos levar ao estado de comunicação com este canal.
O segundo propósito, o do chumbo, é o de trazer estabilidade mental, emocional, e principalmente ela é uma grande estabilizadora da mediunidade, em especial para as pessoas cujos processos ocorrem muito rapidamente.
Assim sendo, a galena é conhecida como a pedra da harmonia promovendo o equilíbrio em todos os níveis, físico, espiritual e etérico. Ela auxilia pessoas que sofrem de depressão e é uma ferramenta de auxílio na cura holística. É excelente para médicos, homeopatas e herbalistas. Ela incentiva as pesquisas e os ensaios experimentais.
Abre a mente, expandindo as ideias e dissolvendo as pressuposições do passado.
É uma verdadeira pedra de transformação, especialmente quando se embarca em viagens espirituais. Ela é usada às vezes nas terapias de regressões de vidas passadas como um guia da visão interior. Ela ajuda a encarar e superar os medos mais profundos. É uma pedra ligada ao elemento terra e, por isso, ela proporciona força, coragem e habilidade para enfrentar os momentos difíceis.
Além disso, ajuda a recuperar o poder pessoal e auxilia no combate dos efeitos danosos da radiação, poluição eletromagnética e de longas horas em frente ao computador. Fisicamente, a galena auxilia a reduzir as inflamações e erupções, estimula a circulação e beneficia as artérias. A nível físico, aumenta a assimilação de zinco e selénio e é muito benéfica para os cabelos.
Entre as suas outras propriedades, está a contribuição no tratamento de recuperação de viciados.
É uma grande fonte de conexão espiritual, mas de forma mais centrada e estabilizada. Por ser um metal pesado, possui a importante função de impor limites, delimitações. Pode também ser utilizada em jovens adolescentes que estejam na fase do "tudo muito". Esta pedra traz um sentimento muito importante de estar inteiro, incorruptível na nossa integridade, principalmente no que diz respeito aos nossos valores espirituais. Também é oportuno o seu uso nos casos de constante instabilidade emocional, com altos e baixos constantes de humor. Traz a leveza, a purificação espiritual, a paz. Pode ser utilizada sem restrições, pelo tempo que se faça necessário.
Advertência: Devido a sua composição (sulfeto de chumbo), este mineral é tóxico e sua utilização deve ser moderada. Não é aconselhável a preparação de elixir pela maneira tradicional (imersão de uma amostra do mineral energizado em água), pois poderá ocorrer intoxicação por chumbo!