O jaspe dálmata é uma pedra maioritariamente encontrada no México, sendo uma mistura de felspato ( um silicato) e quartzo, com manchas alaranjadas, castanhas ou negras relacionadas com a presença de óxido de ferro. De facto ele não é exatamente um jaspe mas foi-lhe dado esse nome quando foi descoberto e o nome ficou... Por outro lado, os mineiros que o descobriram, por encontrarem semelhanças com o pelo do cão dálmata atribuíram-lhe essa designação.
As pintas negras e castanhas também podem ser de turmalina ou dravite ( turmalina castanha) o que potencia a sua energia, encorajando atitudes positivas, boa sorte e felicidade, independentemente das condições de vida. A turmalina irá sugar qualquer negatividade ou desarmonia que estiver à nossa volta, convertendo-a em energia positiva, o que tem um efeito excelente no nosso bem-estar.
O jaspe dálmata tem uma energia amorosa e traz-nos a energia da alegria infantil e um sentimento de leveza e brincadeira. Relembra-nos que devemos aproveitar a vida e não há mal nenhum em nos divertirmos.
Ajuda a quebrar as barreiras que criámos como uma proteção à nossa volta. Isto permite-nos avançar em frente na vida e descobrir o verdadeiro propósito de aqui estarmos.
Reduz qualquer sensação de desencorajamento e ajuda a libertar qualquer assunto que tenhamos superado, enquanto nos faz sentir mais entusiasmados.
Também alivia a necessidade de nos vingarmos de alguém que achamos que nos fez mal, uma vez que a sua vibração nos ajuda a libertar qualquer tipo de falta de confiança no outro, libertando-nos também da culpa.
A sua energia promove a intimidade pois encoraja a fé, lealdade e devoção para com @ noss@ parceir@ e aumenta as atitudes positivas nos nossos relacionamentos, libertando negatividade, preocupação e elevando a energia amorosa para com os outros.
O jaspe dálmata também nos ajuda no enraizamento espiritual e na proteção psíquica.
Ele tem uma ótima energia para ajudar quem tem alta sensitividade a frequências eletromagnéticas pois a turmalina negra incorpora-as dando uma boa proteção.
A nível físico, é benéfico na digestão ( plexo solar e sacro), auxilia em problemas com cálculos biliares, agiliza o tratamento de entorses e problemas em cartilagens especialmente em atletas.
Alivia a dor da artrite, é boa para a saúde do sangue, o sistema imunitário e alergias.
Ajuda na exaustão adrenal e no combate ao stress.
Dicas: Se sentir que os acontecimentos da sua vida @ fizeram sentir um pouco desiquilibrad@ e sentimentos negativos têm perturbado o seu relacionamento coloque o jaspe dálmata sob a almofada. Por outro lado ajuda a ter um sono de qualidade, afastando pesadelos.
Curiosidades: Esta é uma boa pedra para veterinários usarem pois é conhecida por ajudar animais, tendo neles um efeito calmante e suavizante.